A obra dos maiores artistas do Renascimento, como Miguel Ângelo, Rafael e Botticelli - A Capela Sistina - uma das mais famosas pela sua notável arquitectura e decoração, dos seus frescos, é nos tempos correntes, objecto de notícia, pelo facto do Conselho Nacional de Investigação de Itália ter proposto elaborar uma cópia fiel, mas virtual da capela, de modo a reduzir a elevada afluência de visitantes. Uns países incitam á visita de modo a fomentar o turismo e a respectiva economia, outros, encontram soluções, para que não invadam o que é património mundial, e que qualquer um possa visitar.

Não seria de estranhar, mas o realizador dos Museus Vaticanos evidenciou preocupação pela conservação dos frescos, devido não só ao excessivo número de visitantes (uma vez que o flash das máquinas fotográficas danifica quadros e pinturas), como também a falta de instalações adequadas para eliminar a contaminação ambiental. os responsáveis, insistem em vencer este desafio, para preservação do espaço a gerações futuras.
A ideia consiste então em lançar um projecto de museu virtual que permite ao público viver na sua visita os conteúdos da obra, aproximando-se dela com outra perspectiva (não real) e captando elementos que, de outra forma e na opinião dos responsáveis, passariam desapercebidos ao público (ao qual estou totalmente em desacordo). O projecto baseia-se no êxito da sala multimédia que foi instalada às portas do Museu Cívico de Pádua no ano de 2003, com uma reprodução em 3D dos frescos que o conhecido artista Giotto fez para a Capela. O objectivo é regular o fluxo de visitantes e turistas, não fechando ao público.
As paredes da Capela Sistina são admiradas todos os anos por cerca de 4 milhões de pessoas, rondando os 25.000 visitantes diários nos feriados. em termo de comparação, o museu do Louvre também tem um museu virtual, mas em termos de visitantes triplica estes números e não trava nem leva a cabo politicas de estagnar o numero de visitantes de modo a preservar o espaço e as obras, preferem preservar de um outro modo, e fomentam a arte ao nível virtual e realista mas... isso são outras histórias...
PS - Fundo branco...em vez de fumo...
José Costa
17-11-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário