Existem fenómenos de espaço pessoal. o que é comum para nós, pode não o ser para outros. Por exemplo, olhar fixamente nos olhos de um japonês durante uma conversa pode tornar-se ofensivo... estar a conversar a menos de um metro de uma pessoa árabe torna-se invasão de espaço...
O termo proxêmica ou proxémia foi estudado pelo antropólogo Edward T. Hall por volta de 1963 para descrever o espaço pessoal onde os indivíduos actuam no meio social. Assim sendo definem o espaço pessoal como o "conjunto das observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico".
São descritas as distâncias mensuráveis entre as pessoas, conforme elas interagem bem como posturas que são ou não intencionais, e são resultado do processo de "aculturação".
É um exemplo de proxémia, quando um indivíduo encontra um banco de na rua ocupado por outra pessoa numa das extremidades, este tem a tendência imediata, na maioria dos casos, a sentar-se na extremidade oposta, preservando um espaço pessoal entre os dois. a este atitude, chama-se, distancia intima, pessoal, social e publica.
São culturas, hábitos criados aos quais não se pode opor ou mudar mas respeitar...
José Costa
17-11-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário