Não pretendo com este "artigo" dizer que há melhores ou "menos boas" localidades ou populações em Portugal ou melhor, por todo mundo fora mas....
Ser de Braga, é assim mesmo... ser genuíno.
Braga é fantástica.
Braga é fantástica.
Não é por ser a minha cidade, não é por ter o meu clube, não é por ter das mulheres mais bonitas...não é por ter tudo mas... por ser tudo. Como se comprova pelo Wikipédia, "Braga é a mais antiga cidade portuguesa...". Tem vários nomes, "Capital do Reino dos Suevos", "Cidade dos arcebispos" por ser a primeira cidade crista de Portugal, "Cidade Romana - Brácara Augusta" pela guarda dada ao Império Romano, "Cidade Barroca" com os mais ilustres legados da arquitectura Barroca e Rococó de Portugal, "Cidade da Bela Juventude" por ser a cidade mais jovem do pais e a futura Capital Europeia da Juventude...enfim Capital dos amores...Capital do Minho, a mais antiga cidade Portuguesa, com mais de 2000 anos, algo que nos remete para a História mais remota deste país, aqui sim, nasceu Portugal. Mas de facto em Braga, ninguém está preocupado com a afirmação de Braga em Portugal ou no mundo. Braga já era Braga e continua a ser. Do imperador Romano, só em Braga se compreende o sentido da palavra "Augusta" de "Augustus" essa mesma que pertence a Brácara.
A primeira vez de quem vem a Braga estava à espera de encontrar uma cidade grande e diferente de todas as outras. Aparentemente embate numa muralha inconsciente e desmedida de betão, mas indo á descoberta, procurando a beleza...aí fica-se siderado. Braga dá-se a conhecer a quem lá entra, sem receios ou desejos de impressionar. Mais do que genica, tem brio. É uma atitude com que se nasce; não se pode ensinar nem aprender, por mais que muitos queiram e não o alcancem. Existem cidades ou quase cidades mais provincianas do que Braga; tem mais complexos; tem mais manias; tem mais "piolhices" por resolver e algo para provar. Braga é descaradamente portuguesa, desenvergonhada ou pura, ela é assim mesmo, muitas luz, muita alegria e muito à vontade.
Lisboa e Porto resumem-se á sua poesia, confrontam-se; definem-se por oposição. Braga está-se nas tintas e escreve em bom português e com texto justificado, sem rimas...é directa.
Lisboa e Porto resumem-se á sua poesia, confrontam-se; definem-se por oposição. Braga está-se nas tintas e escreve em bom português e com texto justificado, sem rimas...é directa.
e comer em Braga?
Perde-se a conta, come-se lindamente e só assim é que se come porque comer mal em Braga? nao existe. Por vezes senta-se á mesa nem se dá pelas horas passar, por isso nos chamam de Abades, porque invejando ou não, comemos bem e com prazer.
Não há Cidade sem Clube, e o Sporting de Braga não se presta a esses esquecimentos. Denominado o 4º grande clube de Portugal pela sua história nacional, europeia e por ser actualmente e com justeza o 4º com mais adeptos e simpatizantes deste país. Eu não acho e nem gosto desses termos porque não existem grandes nem pequenos, são todos grandes mas para mim o Sporting de Braga é o enorme. Como Capital do Minho, hasteou a bandeira desta região pela primeira vez na Liga dos Campeões, como não poderia deixar de ser, teve arte e engenho de o fazer e com 9 pontos teria alcançado a fase seguinte mas continuemos na Liga Europa. Não se entende Braga sem ser do Braga sem se ser bairrista, sem se ser o puro e genuíno Braguista. Bracarense é meramente quem habita.
Braga tem tudo, e é admirada por todos, quer admitam ou não, Braga é a cidade, tem o clube e as características que discretamente ou não, são admirada por todos.
Braga é Braga, não por ser mas porque o faz para ser...
José Costa
14-12-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário