domingo, 16 de janeiro de 2011

curioso...ou não

Na passada segunda feira, assisti a um documentário bem curioso, o mesmo que à cerca de um ano assisti em Paris na minha estadia de Erasmus e ao qual também fiquei perplexo de o assistir.
o documentário falava da comunidade Oriental (chinesa) e da sua chegada à Europa bem como a sua instalação e a sua estadia nos locais, algo normal, algo com o qual o povo português se identifica com naturalidade, pois fomos dos primeiros povos a imigrar para outros países.
como se sabe, durante a instalação num pais ou mais precisamente numa grande cidade, existe pontos dessa mesma cidade ao qual as pessoas de uma mesma nação e língua se instalam e se juntam com mais frequência. Isso acontece com varias comunidades em Paris, e como natural dão-se os nomes de bairros portugueses, bairros indianos, bairros chineses, etc...
O bizarro não se coloca com a distinção ou distribuição dos povos mas com o facto de algo mais questionável se não mesmo inquietante. Toda a gente, familiares ou amigos, quando alguém próximo falece, declara o óbito certo? pois bem de todos estes anos de imigração em paris da comunidade oriental, nunca ou muito raramente se tenha ouvido falar de tal coisa. As autoridades francesas investigaram e até hoje não tem explicação. Existem muitas teorias :) 
mas na minha opinião fazem conforme as crenças do seu povo e a sua maneira...
José Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário